Gustavo HP. Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Criador do Projeto Oficina Escola é homenageado em Ouro Preto (MG)





Projeto mantém estrutura em Itu, através da qual ensina jovens do Ensino Médio o ofício de restauro de patrimônio histórico

Financiado através do ProAc – ICMS da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Associação Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu, que desde 2005 ensina a adolescentes da Rede Pública Estadual ofícios de marcenaria, pintura e alvenaria voltados para a e restauração e conservação do patrimônio histórico, tem uma história que vai muito além os quase 13 anos em que atua na cidade.

Tudo começou com restaurador Jair Afonso Inácio, criador e fundador do projeto em 1971, na Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, ligada então à Fundação de Arte de Ouro Preto/MG (Faop). Inicialmente, tratava-se de um curso livre e funcionava em regime de ateliê prático.
Entre os dias 6 e 11 de dezembro, Jair Afonso Inácio recebeu homenagem póstuma por parte do Instituto Federal de Minas Gerias, Campus Ouro Preto, através da exposição “Jair Inácio – O patrimônio de Minas Gerais”, sediada na Galeria Ney Cokda.

Na ocasião, familiares do fundador – entre eles, seu filho Turinã Alves Inácio, co-criador do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (Poeao) e um dos responsáveis por sua expansão por cidades históricas do país – também foram homenageados. De 1971 para cá, mais de 41 municípios (entre eles, Itu), receberam o projeto social e educacional.




“A homenagem à memória de Jair Afonso Inácio é mais do que justa. Foi ele, ainda na década de 70, que plantou a semente do que viria a se tornar o  Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios, que oferece perspectiva profissional e social a jovens através do ensino das técnicas de restauração de patrimônio histórico”, afirma Raul de Souza Almeida, coordenador geral do Projeto Oficina Escola de Itu. “Em nossa cidade, mantemos vivo o sonho de Jair, formando, todos os anos, mão de obra qualificada para atuar em áreas da construção e restauração. Itu é riquíssima em edificações históricas, portanto, é um grande orgulho que esse projeto, que teve início em Ouro Preto, também encontre berço aqui.”


Raul também destaca o importante apoio do ProAc – ICMS, e do 2º GAC-L Regimento Deodoro para a subsistência do projeto. “Através do ProAc - ICMS e da isenção fiscal, conseguimos toda nossa verba para a manutenção do projeto, que independe de vínculo ou decisões meramente políticas. Também foi inestimável o apoio do Quartel de Itu, que há dois anos abriga a sede de nosso projeto e vem nos apoiado incondicionalmente. Hoje, somos o único projeto social do Brasil a funcionar dentro de uma unidade do Exército Brasileiro.”


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário