Gustavo HP. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Informações Básicas

A 07 de dezembro de 2005, o Conselho Municipal de Cultura e Turismo da Estância Turística de Itu assinou com a Prefeitura de Santana de Parnaíba, Convênio para implantar em Itu o Projeto Oficina Escola de Artes e OfíciosPOEAO. Esse convênio recebeu em 2.010 um aditivo para aproveitar a criação, em 2006, da Associação Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu, entidade privada, sem fins lucrativos, mantenedora do projeto de mesmo nome.

O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu, tem por objetivos :

1.- atender a adolescentes, na faixa etária de 14 a 18 anos incompletos, de famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, promovendo o aumento de sua auto-estima e a melhoria da sua qualidade de vida. É executado de forma continuada, permanente e planejada, concedendo gratuitamente benefícios de proteção social básica a seus atendidos;

2.- assistir a esses atendidos, capacitando-os, através de serviços socioassistenciais e de uma proposição pedagógica, visando o preparo de sua inclusão produtiva e conseqüente geração de renda, no mercado de trabalho da construção civil (carpintaria, marcenaria, pintura e alvenaria) voltada para restauração, preservação e revitalização do Patrimônio Histórico-Cultural;

3.- dar a esse público alvo a oportunidade de participar do mercado formal de trabalho representado pelas atividades de restauração, preservação e revitalização dos 236 imóveis históricos de Itu tombados pelos órgãos de preservação do Patrimônio Histórico, e 32 fazendas históricas dos séculos XVIII e XIX existentes no município.

4 – participar da recuperação do Patrimônio Histórico de Itu, ajudando a promover o turismo cultural na cidade, ampliando, em conseqüência o espectro da inclusão social no município e fomentando seu desenvolvimento econômico.

O Projeto baseia-se em uma formação inspirada na liberdade, na dignidade e na solidariedade humana, que tem como horizontes : - o desenvolvimento integral do ser humano e seu envolvimento em questões de ordem social e ecológica; - o acesso aos bens culturais construídos pela humanidade; - o respeito às diferenças culturais, étnicas, e religiosas; - o exercício da conscientização e da participação cidadã; - e o acesso a fontes diversas de informação.

A filosofia do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios nasceu no Brasil com o restaurador mineiro Jair Afonso Inácio (1932-1982).
Órfão aos 02 anos, afrodescendente, de família carente, muda-se para Ouro Preto um ano após a morte de seu pai. Autodidata tendo trabalhado como sapateiro, aos 14 anos inicia sua carreira como ajudante de restauração, chegando a restaurador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, após estudar restauração no Instituto Real do Patrimônio Belga, em Bruxelas, com bolsa da Fundação Rockfeller.
Depois de um ano na Bélgica, saiu para um programa de visitas por laboratórios de restauração em 13 países da Europa, terminando seus estudos em Nova York. Possuía memória prodigiosa chegando a falar fluentemente 5 línguas.

Em 1971, Jair Inácio cria o primeiro curso regular de formação de restauradores, na Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP. Era um curso sem exigências quanto à formação anterior funcionando, em regime de ateliê prático, onde o aluno estudava durante um ou mais anos, até que fosse “dado como pronto” pelo professor.

Outra vertente do Projeto Oficina Escola começou na cidade histórica de Aguilar De Campoo, Espanha (1985), tendo sido implantado na Argentina (Buenos Ayres, 1991), Colômbia (Cartagena de Índias – 1992, Bogotá - 2006), México (Puebla, 1992), Equador (Quito,1992), e Brasil (João Pessoa/PB-1991, e Salvador/BA- 1992). O Projeto criado pelo Governo Espanhol e implantado na Ásia, África e América Latina, já formou até 2.006, 215.000 oficiais-restauradores entre jovens e adolescentes.

O Projeto Oficina Escola é desenvolvido com base em serviços socioassistenciaisisando dar a seus atendidos   e em uma proposição pedagógica baseada na metodologia do “Aprender a fazer, fazendo”, buscando do promover uma maior integração entre a teoria e a prática, entre as atividades artesanais e intelectuais.

Em 2006, ainda em fase de implantação, o Projeto Oficina Escola de Itu foi aceito pela Fundação Getúlio Vargas, para participar do 3º Premio FGV – EAESP de Responsabilidade Social no Varejo, patrocinado por Philips, Brastemp, Cônsul, Serasa, Philip Morris Brasil e Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

4.- Os adolescentes selecionados para freqüentar o Projeto têm os seguintes direitos e obrigações :
Direitos :
4.1.- R$ 90,00 mensais de bolsa-auxílio;
4.2.- 01 refeição diária, nos dias de aula, na sede do Projeto.
4.3.- Vale-transporte.                                          

Obrigações :
4.4.- estar cursando o 6º. grau do ensino fundamental;
4.5.- estar freqüentando a escola regular;
4.6.- alcançar aproveitamento igual ou superior a 60 pontos no curso;
4.7.- ter freqüência de 90% nas atividades do Projeto.

Ao longo de sua existência o Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu conseguiu o apoio de entidades como : Prefeitura de Itu, Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito de Itu,  Regimento Deodoro e 11ª Bateria de Artilharia Anti-Aérea Leve, unidades do Exército Brasileiro sediadas em Itu, SENAI-SP, SESI,  SEBRAE, SENAC, Poder Judiciário da Comarca de Itu, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itu, Rotarys Clubes de Itu, e de vários membros da Comunidade Ituana. Essa política foi fundamental para sua estruturação e operacionalização.

Necessitando receber doações e investimentos para o funcionamento do Projeto, o então Conselho Municipal de Cultura e Turismo da Estância Turística de Itu, por não ter fins filantrópicos, criou a 30 de outubro de 2006, através de seus membros uma entidade privada, filantrópica, sem fins lucrativos, denominada Associação Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu.
                             
A Associação Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu é uma entidade apolítica segundo seu Estatuto. Seus associados, diretores e conselheiros prestam serviço voluntário não recebendo nenhuma remuneração em dinheiro ou vantagem.

Em 2007, pela Lei Municipal 901/2007, a Associação foi declarada de Utilidade Pública Municipal, sendo a seguir registrada nos seguintes órgãos : - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itu sob número 015; - Conselho Municipal de Assistência Social de Itu (CMAS) sob número 018/2012; - Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social com o código de identificação SEADS/PS - 6814/2009; - e Sistema Nacional de Gestão de Convênios, SICONV, do Governo Federal o que proporciona a possibilidade de participar de programas dos Ministérios, órgãos e entidades federais.                                                                                                                                   

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário