Gustavo HP. Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Visita à Fazenda Ipanema - Iperó

 No século XVI, a região de Sorocaba foi uma área muito percorrida por várias tribos indígenas que deixaram, pela mata à dentro, diversas trilhas também conhecidas como Piabiru. Estas trilhas contribuiram muito para  o deslocamento dos colonizadores naquela região.


Por volta de 1589, numa expedição liderada por Afonso Sardinha (o pai), descobriu-se minério de ferro no Morro Araçoiaba.  Foram instalados, à princípio,  um forno e duas forjas para fabricação de ferro pelo método direto.
Formou-se assim uma das primeiras fábricas de beneficiamento de ferro no país posteriormente denominada Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema.


Represa Hedberg, construida por Carl Gustav Hedberg, foi a primeira no Brasil com a finalidade de aproveitamento de energia elétrica. Sua função era de barrar as águas do Rio Ipanema e, através de canais, levá-las para fornos e oficinas, onde rodas d'água impulsionavam o maquinário da Fábrica. As comportas hoje existentes ainda são acionadas para regular o nível da água da barragem.


Interior da Casa das Armas

Atualmente este conjunto arquitetônico e seu entorno são preservados tanto pela importância histórica das edificações como também por fazer parte da Floresta Nacional de Ipanema, o maior ecosistema de Mata Atlântica existente  no país.
 
A seguir, algumas fotos feitas no local durante a visita dos alunos do Projeto Oficina Escola à convite do Arquiteto Sr. Alberto Magno Arruda, especialista em restauro arquitetônico. Contamos também com a grata presença do Sr. José Saia (IPHAN), também arquiteto e restaurador.

Casa das Máquinas (à frente) que abriga atualmente a serraria do canteiro de obras do restauro da Fazenda e ao fundo a Casa das Armas Brancas.
Nesta edificação os enormes troncos de madeira nobre eram inicialmente aparelhados. As instalações destinadas a tal fim estão localizadas no subsolo da edificação que visitamos com nossos aprendizes.. Casa de Máquinas é um dos setores de uma Usina Hidroelétrica que abriga os geradores e as turbinas hidráulicas.
 Ponte sobre a represa
 Barragem



Estrebaria
 Estrebaria

 Interior da Casa das Máquinas onde estão sendo produzidas 
as peças para o restauro da ponte.
Entalhando os encaixes

Aprendiz Tarcis, Profª Silvana,
 Sr. José Saia (IPHAN) e funcionários

Obra de restauração da ponte próxima à Casa das Armas Brancas
Arquiteto Sr. Alberto Magno Arruda explicando o projeto de 
restauro aos alunos

 Aprendiz Vitor (esquerda) junto com o arquiteto Sr. Alberto Magno de Arruda, nosso anfitrião.




Casa da Armas Brancas
 Interior da Casa das Armas Brancas

 Aprendizes Everton e Wesley

 Profª Silvana com aprendizes (da esquerda para a direita)
Jeiel, Fernando, Igor, Wesley, Everton, Vitor, Vinícius, Tarcis e André.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário